A poluição política

Interromper a programação na TV para exibição de candidatos a prefeito destilando veneno uns contra os outros e fazendo promessas bacaninhas que a gente sabe que a maioria não será cumprida é o mínimo.

Ruim mesmo é a poluição sonora insuportável que eles promovem nas cidades que pretendem governar. Trios elétricos, paredões e toda as outras formas possíveis de incomodar a paz dos eleitores são usadas sem cerimônia nem educação, enchendo o ar com jingles diabolicamente repetitivos no mais alto volume. Não respeitam o descanso de ninguém.

E na era digital, os ‘santinhos’ de papel, com a carinha e o número do candidato, ainda são recurso plenamente em uso, numa contradição dispendiosa e ineficaz – a não ser quando junto com o ‘santinho’ vem uma cédula de alguns reais, artimanha que sabe-se recorrente, mas raramente denunciada.

hqdefault
Sujeira de campanha política é inadmissível. (Foto: Reprodução – Printscreen Youtube)

E, assim, as nossas cidades ficam mais sujas nesta época de eleição. Sujas por som, pela papelada jogada nas ruas e pelas próprias campanhas imundas, recheadas de mentiras contadas por uma horda de sujos que esperam este momento para sair do esgoto e invadir a vida do povo.

Não temos como fugir desta sujeira. Ela nos chega por rádio, TV, nos sinais de trânsito, nas praias, nas praças, entra por nossos ouvidos, é grudada sem autorização nos portões de nossas casas, enfiadas nas caixas de correios, por debaixo das portas…

Só nos resta não votar em quem nos incomoda. Candidato que contrata trio elétrico para acabar com nosso silêncio, candidato que distribui ‘santinho’, candidato que espera a campanha para denunciar irregularidades do rival, nenhum destes merece nosso voto.

Que aprendam a respeitar o eleitor. Que limpem suas campanhas de toda a sujeira, material e intelectual. Que compreendam que velhos hábitos estão caindo em desuso, incluindo o modus operandi de politiqueiros.

Querem nosso voto ? – Comecem fazendo por merecê-lo. Político ficha suja, para os eleitores atuais, também são os poluidores.

 

Imagem destacada: Reprodução / Estudo Kids

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.

Vlamir Duarte

Vlamir Duarte

Graduando em Rádio & TV, natural de Bananeiras, apaixonado por artes, fotografia e formas de instigar o pensamento. No Portal Livre iniciei minha experiência profissional como redator, tendo depois exercido o cargo de chefe de reportagem e colunista. Escrever sempre foi meu hobby, contestar a melhor maneira de aprender a lutar por uma imprensa livre e isenta.

Comentários

Loading Facebook Comments ...