Projeto quer ônibus 24h em cidades com mais de 300 mil habitantes; JP tem 12 linhas

Segundo o superintendente Félix Neto, da STTP de Campina Grande, cidade não está preparada para operar ônibus durante todo o dia.

Tramita na Câmara Federal um projeto que prevê que cidades com mais de 300 mil habitantes sejam obrigadas a terem linhas de ônibus circulando 24 horas. O Projeto de Lei (PL) 5122/2013 foi aprovado em maio deste ano pela Comissão de Viação e Transportes (CVT). O PL agora vai ser votado nas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Caso seja aprovada e sancionada, João Pessoa e Campina Grande teriam obrigação de disponibilizar para os usuários de transporte público linhas que operassem o dia inteiro. Na capital essa já é uma realidade, mas na Rainha da Borborema não existem linhas que rodem 24 horas.

O superintendente Félix Neto, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande, disse que atualmente não existem condições para colocar ônibus que rodem o dia inteiro.

“São três fatores reais que criam obstáculos (para colocar linhas 24h): um número reduzido de passageiros, o impacto que teria na tarifa e a falta de segurança à noite”, disse o superintendente da STTP.

Já em João Pessoa são 12 linhas do ‘Tetéu’, como são conhecidos os ônibus que operam por todo o dia. De acordo com o superintendente Carlos Batinga, da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), essas demandas são específicas.

“Essas linhas existem para atender algumas demandas, porque na regra, João Pessoa não funciona de madrugada. Então as linhas do Tetéu auxiliam algumas áreas que têm hospital, por exemplo. Locais que existem pessoas que saem tarde do seu trabalho”, explicou Batinga, que revelou que não está previsto aumento nas linhas do “Tetéu”.

 

Imagem ilustrativa: Reprodução / Internet

Fonte: Portal Correio

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.

Gilson Alves

Gilson Alves

Radialista DRT: 1.743 – PB e Jornalista DRT: 3.183 – PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Recomendado
Recomendado
O PMDB informou ontem, quinta-feira as punições aos seis deputados federais do partido que…