qua. nov 14th, 2018

Ricardo lança CNH digital e emissão começa nesta sexta-feira

O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, a Carteira de Habilitação Eletrônica – CNH digital –, cuja emissão começa nesta sexta-feira (13) em todo o Estado. A emissão é gratuita e segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mesmo opcional, a CNH digital tem a mesma validade da CNH tradicional. Poderão tirar o documento usuários que tiraram ou renovaram a habilitação a partir de maio do ano passado, com o QR Code incluso.

Na ocasião, Ricardo destacou a importância do novo documento como mais uma ferramenta de comodidade e segurança para os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). “Não há dúvidas de que essa modernização trará muitos benefícios aos usuários, a exemplo de facilidade e, principalmente, mais segurança. Com isso, ganha a sociedade como um todo e ganham também os órgãos fiscalizadores das leis de trânsito”, declarou Ricardo Coutinho.

Já o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, ressaltou que o órgão montou toda a estrutura para facilitar a vida dos usuários na retirada da CNH digital. “Além da sede do Detran, os paraibanos têm à disposição 26 Ciretrans e 28 postos avançados. Esse momento do Departamento de Trânsito de Paraíba proporcionará mais praticidade e maior mobilidade para os usuários”, disse, lembrando que a ferramenta consiste em um aplicativo instalado no smartphone do condutor, acessado por meio de um QR Code implantado na parte interna do documento.

Passo a passo – Quem tem a CNH sem o código e deseja ter acesso ao serviço deve realizar a renovação de sua carteira ou solicitar a impressão da 2ª via. Para obter a CNH Digital, basta seguir os passos abaixo:

O processo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Após realizar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação. Daí ele deve clicar no link enviado pelo Portal e, em seguida, comparecer a um dos postos de atendimento do Detran para atualizar os seus dados (telefone e e-mail). Esse procedimento é rápido e gratuito.

Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet.  Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor, ou seja, quem possui esse certificado não precisa comparecer ao Detran para confirmar seus dados. Após a atualização das informações pelo órgão, já é possível solicitar no Portal de Serviços do Denatran o código de ativação para a versão eletrônica, que também é enviado por e-mail.

De posse do código recebido, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital (disponível para smartphones com Android ou IOS) e faz o login com  o número do CPF e a mesma senha do portal, digitando o código de ativação em seguida.

Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos no aplicativo, que será utilizada para o acesso ao serviço. Feito isso, o condutor já está pronto para usar a carteira de motorista digital.

Se o pacote de dados acabar, não tem problema.  A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível off-line. A Direção do Detran-PB lembra que os dois modelos da carteira de habilitação (tradicional e digital) são válidos.

 

Imagem destacada: Reprodução Internet.

 

Fonte: PB AGORA.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.