Ricardo lança Mês da Juventude 2017 nas comemorações do Dia do Estudante

O governador Ricardo Coutinho lança nesta sexta-feira (11), às 9h, a programação alusiva ao Mês da Juventude 2017. A ação marca o Dia do Estudante comemorado neste 11 de agosto. O evento ocorre no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra Mineiros, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa, onde também haverá o lançamento da Cartilha do Grêmio Livre online e do aplicativo #EufaçoEducação. Na ocasião, também será realizado o 3º Encontro do Projeto “Se Sabe de Repente”, que visa fortalecer o protagonismo juvenil dentro da escola.

Esta é a terceira edição do Mês da Juventude com a realização de um conjunto de aproximadamente 200 atividades, ações e serviços nas mais diversas áreas, que serão realizadas em todas as regiões do Estado, em cerca de 70 municípios contemplados, fruto de parcerias entre secretarias e órgãos da administração pública estadual.

O foco desta edição é a pluralidade das juventudes paraibanas, com o tema “Sem rótulos: quem me define sou eu”. A programação apresenta o protagonismo e participação juvenil, construção e avanço, trabalhando pela garantia dos direitos adquiridos e sua aplicabilidade, além da ampliação e efetivação das necessidades das juventudes do Estado.

De acordo com o IBGE os jovens correspondem a 26% da população paraibana, ou seja, mais de 1 milhão de paraibanos se enquadram dentro dessa faixa etária (15 a 29 anos) que possui como principal característica a sua pluralidade.

Projeto Se Sabe de Repente – O 3° Encontro Regional do Projeto Se Sabe de Repente acontece neste dia 11 de agosto, Dia do Estudante, como parte das atividades do Mês da Juventude promovido pelo Governo do Estado, que reúne 500 estudantes de 40 escolas das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em 141 escolas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), beneficiando aproximadamente 10.000 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Os alunos participam do projeto no contraturno das aulas.

O projeto funciona por meio de oficinas temáticas, interações culturais, implantação e acompanhamento dos Grêmios Estudantis e construção do Plano de Ação de Juventude, de modo a estimular o posicionamento e a troca de experiências dos jovens diante de questões de seu interesse, como sustentabilidade, violência, sexualidade, gênero, promoção à saúde, cultura, esporte, trabalho, tecnologia, entre outros.

Aplicativo #EuFaçoEducação – O aplicativo é desenvolvido para auxiliar na comunicação entre alunos e a Secretaria de Educação do Estado, interativo com um modelo de administração democrática participativa que tem se expandido pelo Estado. Sistema de comunicação que permita a rotatividade de informações sobre as escolas, com o objetivo de trocar dados que permitam diagnosticar a situação educacional paraibana. A ideia é canalizar a demanda da comunidade acadêmica de forma a tentar solucionar os principais problemas encontrados.

 

Imagem ilustrativa: Reprodução / Internet

Fonte: SECOM

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9907-8324.

Gilson Alves

Gilson Alves

Radialista DRT: 1.743 - PB e Jornalista DRT: 3.183 - PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Recomendado
Recomendado
Medidas foram aprovadas após votação do texto-base da reforma política. Para vigorar…