Semob-JP define plano de mobilidade para cortejos nesta sexta

Evento é realizado pela Federação dos Cultos Africanos da Paraíba em homenagem à Iemanjá, para a religião católica Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) já definiu o plano de mobilidade que será executado na Procissão de Iemanjá, nesta sexta-feira (8). O cortejo terá início no bairro Cruz das Armas, seguindo até o Busto de Tamandaré, na orla, onde haverá homenagens dos umbandistas.

Para garantir tranquilidade aos participantes, condutores de veículos, pedestres e dar fluidez ao trânsito, a Semob-JP vai disponibilizar seis motociclistas e uma viatura com quatro agentes de mobilidade que irão acompanhar todo o trajeto do cortejo. O evento é realizado pela Federação dos Cultos Africanos da Paraíba em homenagem à Iemanjá, para a religião católica Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Trajeto – A saída do cortejo está prevista 16h da Rua Dr. João Soares da Costa, depois segue pela Av. Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa e, finalmente, por volta das 19h, Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Bloqueios – Para reduzir ao mínimo os transtornos causados ao trânsito durante o percurso, os agentes da Semob-JP vão bloquear o tráfego transversal à passagem da procissão apenas quando os fiéis estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado logo após a sua passagem. Durante o cortejo, parte da via (meia pista) será isolada, ficando a outra liberada para o tráfego de veículos, que deverão circular em velocidade reduzida ao se aproximarem dos devotos.

Busto de Tamandaré – O final da Avenida Epitácio Pessoa, encontro com a Rua Antonio Lira (Pague Menos), será bloqueado para o tráfego de veículos, a partir das 18h, para a chegada da procissão ao Busto de Tamandaré, onde os religiosos vão entregar oferendas à Iemanjá. O acesso a Tambaú vai ser pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, já o acesso ao Cabo Branco será feito pela Rua Antonio Lira.

Procissões católicas – Os católicos também vão receber apoio das equipes da Semob-JP nas procissões que serão realizadas pelas paróquias do Varadouro, Tambauzinho, Cristo Redentor e Mangabeira 8. A autarquia designou doze agentes motociclistas para garantir a segurança durante estas procissões.

Trajetos – A partir das 16h, sairá do Santuário da Imaculada Conceição, no Varadouro, uma procissão indo em direção à antiga Central de Polícia, depois retornando ao Santuário, na Rua São Miguel. Em Tambauzinho, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, próximo ao Espaço Cultural, vai realizar um cortejo, saindo do Santuário, às 19h, seguindo pelas ruas Governador José Gomes, Salustiano Ribeiro, Evaldo Wanderley, Jader Medeiros e Hermenegildo Di Lascio, retornando ao Santuário. Em Mangabeira 8, a saída está prevista para 20h, da Rua Maria Regina Martins, depois Av. Jatobá, ruas Jorge Lucena de Moura, Das Cortiças, Dr. Edgar Claudino de Souza, chegando à Igreja Nossa Senhora da Conceição. No Cristo Redentor, a procissão vai sair às 18h30 da Rua Fernando Cunha Lima, seguindo pelas ruas Humberto Paiva e José Tavares, Av. Da Fraternidade e Rua Alto Santo.

Ônibus – A Divisão de Ônibus (Dion) da Semob-JP determinou às empresas reforço nas linhas 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; Circulares 1500 e 5100 para atender à demanda dos usuários que irão ao Busto de Tamandaré acompanhar as homenagens à Iemanjá.

Fonte: WSCOM.

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.

Gilson Alves

Gilson Alves

Radialista DRT: 1.743 – PB e Jornalista DRT: 3.183 – PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Recomendado
Recomendado
Projeto oferece ainda mais de R$ 20 mil em prêmios, por meio…