Shirlene Coelho será a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos

A atleta goiana Shirlene Coelho, medalhista de ouro paralímpica, será a porta-bandeira da delegação brasileira durante a abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Shirlene foi ouro nos Jogos de Londres 2012 e prata em Pequim 2008, no lançamento de dardo, na categoria F37 (atletas com paralisia cerebral).

LONDON, ENGLAND - SEPTEMBER 08:  Gold medallist Shirlene Coelho of Brazil poses on the podium during the medal ceremony for the Women's Javelin Throw — F37/38 final on day 10 of the London 2012 Paralympic Games at Olympic Stadium on September 8, 2012 in London, England.  (Photo by Dennis Grombkowski/Getty Images)
Shirlene Coelho durante a cerimônia do pódio em Londres . (Foto: Dennis Grombkowski / Getty Images)

A medalha de prata foi conseguida logo em sua estreia em paralimpíadas, em 2008. Quatro anos mais tarde, tornou-se campeã na modalidade, cujos recordes mundial e paralímpico são seus. Na Rio 2016, Shirlene, que tem paralisia cerebral desde a gestação, disputará mais duas provas, além do lançamento de dardo: o arremesso de peso e o lançamento de disco.

Esta é a primeira vez que uma mulher conduzirá a bandeira verde e amarela na competição. Representante da maior equipe da delegação brasileira nas Paralimpíadas – o atletismo, com 61 atletas -, Shirlene conseguiu se eleger com uma forte concorrência. Ela ficou à frente do judoca Antônio Tenório (dono de cinco medalhas em Jogos), que obteve 18% dos votos, e do velocista Yohansson Nascimento (ouro nos 200m em Londres 2012).

A escolha, que era baseada na indicação dos chefes de missão, foi realizada por eleição aberta, com a participação dos 286 atletas que representam o Brasil. Os candidatos tinham como requisito a conquista de, pelo menos, um ouro paralímpico, e não podiam competir no dia seguinte da cerimônia.

A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 será realizada na próxima quarta-feira (7), no Estádio do Maracanã, na zona norte da cidade.

 

Foto destacada: Reprodução / Internet

Com informações de Portal Correio

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.

Jéssica Santos

Jéssica Santos

Natural de João Pessoa-PB, Formada em Radialismo pela UFPB. Atuou como repórter, produtora, editora de roteiro e no controle master na TV UFPB. Passou também pela Rádio Sanhauá, onde exerceu as funções de roteirista, produtora e redatora do portal. Atualmente redatora na área do entretenimento no Jornal A Página.

Comentários

Loading Facebook Comments ...