qua. nov 14th, 2018

Veja programação dos eventos de Imaculada Conceição e Iemanjá

Na Capital paraibana, as programações vão desde missas e procissões a entregas de oferendas. Festas começam pela manhã e se arrastam até a noite, do Centro à Orla.

Esta sexta-feira (8) será um dia de muitas celebrações para adeptos de religiões de matrizes africanas e também do catolicismo. No caso dos cristãos, o dia será de homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Já as pessoas que seguem religiões africanas promovem honras a Iemanjá. Na Capital, as programações vão desde missas e procissões a entregas de oferendas. As festas começam pela manhã e se arrastam até a noite, do Centro à Orla

Festa de Iemanjá

A programação começa às 16h com uma caminhada, que parte do Palácio de Xangô Alafin, em Cruz das Armas, e segue com direção ao Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú. Segundo o organizador da caminhada, Pai Gilberto, o trajeto acontecerá pelas avenidas Cruz das Armas, Vasco da Gama, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa. A previsão é de que 2 mil pessoas participem da caminhada.

Os adeptos das religiões de matrizes africanas devem chegar à praia por volta das 20h. Antes da chegada da caminhada, haverá apresentações de capoeira e afroxé. Quando os religiosos já estiverem no Busto serão entregues oferendas à Iemanjá. Pescadores vão levar os objetos para a ‘rainha do mar’ em barcos.

De acordo com a presidente da Federação dos Cultos Africanos na Paraíba, Mãe Penha, o culto a Iemanjá acontece porque ela é considerada a mãe de todos os orixás. “Ela nos dá prosperidade, saúde e nos livra dos males desse mundo. É muito importante celebrar esse amor, que é puro e incondicional. Iemanjá nunca abandona seus filhos e dá a eles paz e consolo”, explica.

Igreja católica

Várias paróquias terão programações para o Dia de Nossa Senhora da Conceição. A programação divulgada pela Arquidioce da Paraíba inclui as cidades de João Pessoa, Bayeux, Conde, Sapé e Itabaiana. Clique aqui para ver a íntegra das atividades.

Na Capital, as principais celebrações especiais são organizadas pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Varadouro. A programação começa cedo, às 8h. Na igreja, haverá reza de ofício, terço mariano e missa.

Também às 8h, uma procissão sairá da Capela Santa Marta, em direção ao trapiche do Porto do Capim. A procissão seguirá pelo Rio Sanhauá até a ilha da Santa, onde haverá celebração de missa. Às 16h, uma procissão sai da Igreja Senhor do Bomfim, na Ilha do Bispo, com destino à Rua Índio Piragibe, na lateral da igreja matriz, onde haverá missa.

De acordo com a fé católica, Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição é a representação de Maria, mãe de Jesus, sem mancha, uma vez que ela concebeu o filho de Deus por força da graça divina. A Igreja ainda prega que Maria viveu uma vida sem qualquer tipo de pecado.

Fonte: PORTAL CORREIO.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.