Você sabe por que o nome “paraolimpíadas” mudou para “paralimpíadas”?

Você já percebeu que agora o nome “Paralimpíadas” ou a expressão “atletas paralímpicos” aparecem sem a letra “o”? A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros países de Língua Portuguesa.

Desde que os Jogos para pessoas com deficiência começaram, os outros sete países que têm o português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) já usavam a forma atual. Para que o Brasil não ficasse diferente dos outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu que fosse feita a alteração.

A mudança foi anunciada em novembro de 2011, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016.

Uma curiosidade: o termo vem do inglês paralympic, que surgiu a partir do cruzamento de para(plegic) + (o)lympics.

 

*com informações do Ministério do Esporte

 

Foto destacada: Reprodução / ASDEF

Fonte: Portal EBC – por Adriana Franzin

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.

Renato Soares

Renato Soares

Bacharel em Administração, Graduando em Rádio & TV pela Universidade Federal da Paraíba, natural de joão Pessoa. Atuou como Redator, Social Media e Fotografo no Portal Livre. Foi Cinegrafista e Assistente de Produção da TV UFPB e Webmaster no Jornal A Página.

Comentários

Loading Facebook Comments ...