Destaque Política

2020 será o “Ano Celso Furtado” : Projeto da deputada Pollyanna Dutra foi aprovado por unanimidade na ALPB

O ano de 2020 agora será o “Ano Celso Furtado”, em alusão ao centenário de nascimento do economista Celso Furtado. A homenagem ao ilustre paraibano foi uma iniciativa da deputada Pollyanna Dutra, por meio do Projeto de Lei nº 601/2019, que foi aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) nesta terça-feira (22).

Conforme o projeto da deputada, as comemorações serão realizadas no decorrer de todo o ano de 2020 e deverão ser promovidas pelo Poder Público Estadual, envolvendo pesquisa, produções audiovisuais e afins, com o objetivo de possibilitar um maior conhecimento e expansão dos trabalhos e da vida de Celso Monteiro Furtado.

Pollyanna Dutra destacou a relevância do economista para o estado da Paraíba. Na justificativa do seu projeto, Pollyanna destacou que, “a inovação, excelência de ideias, ousadia de pensar à frente do seu tempo e iluminar as Ciências Econômicas com a necessária visão interdisciplinar e humana de Celso Furtado nos leva a trazer a esta Casa este importante Projeto de Lei”.

Para Dutra, há uma importância latente de se pensar e planejar o desenvolvimento do estado à luz do pensamento de Celso Furtado. “É algo extremamente necessário, pois ele foi um grande nome para Pombal, para a Paraíba, o Brasil e o mundo. Para Celso Furtado, só haverá desenvolvimento ali onde houver um projeto social subjacente. Esse é um pensamento atual e que deve ser referenciado quando pensarmos no futuro do nosso estado. Só existe desenvolvimento com a participação de todos”, destacou.

A deputada, que é membro do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e presidente da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido, destacou, ainda, o olhar de Celso para o interior do estado da Paraíba. Na Assembleia Legislativa, essa é uma das suas principais bandeiras de luta. “Celso conheceu a crueza do inóspito Sertão Paraibano, vivendo na pele suas dificuldades, como a seca. Isso aguçou sua sensibilidade no desenvolvimento de pensamentos voltados ao Sertão. Esses pensamentos precisam ser considerados no desenvolvimento de políticas públicas eficazes para essa região”, comentou, destacando que, em 2020, o Fórum, por meio do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), também realizará uma série de programações em celebração a Celso Furtado.

Sobre o Centenário de Celso Furtado

Nascido em Pombal, se estivesse vivo, Celso Furtado completaria 100 anos em 26 de julho de 2020.  Celso Monteiro Furtado foi um economista brasileiro e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX. Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia, com a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte pré-keynesiano.

 

Fonte: Blog Edna Soares

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo número do WhatsApp (83) 9.98846.4407.

Edna Soares
Edna Soares
Edna Soares é Jornalista, especialista em Comunicação e Marketing e Pós Graduada em Comunicação Digital. Possui uma larga experiência no mercado tendo atuando em Jornais, Rádios, Assessoramento de políticos, empresas e diversas instituições públicas. Como profissional autônoma, imprime sua marca em projetos de marketing político, diagnósticos, análise de conjuntura e demais vertentes que envolvem o posicionamento pessoal e empresarial. Atualmente comanda o jornalismo da conceituada Radio Sanhauá e é (Chief Executive Officer (CEO) na Agência Imagem Comunicação e Marketing. Firme em seus posicionamentos trabalha com responsabilidade e busca na inovação alicerce para desempenhar suas funções e desafios de forma planejada, visionária e de resultados. Assídua na participação em congressos, simpósios, cursos e treinamento na sua área e afins, sua meta é contribuir de forma positiva para um mundo melhor e mais interativo.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.