qua. nov 14th, 2018

Encontro histórico entre duas Coreias ocorre após 65 anos, em Panmunjom

Líderes coreanos se reúnem pela primeira vez após 65 anos em área desmilitarizada em Panmunjom, na província de Gyeonggi, na Coreia do Sul.

O encontro histórico entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, teve início na manhã desta sexta-feira (horário local), em Panmunjon, província de Gyeonggi, na Coreia do Sul.

Kim Jong-un cruzou a fronteira e foi recebido por Moon Jae-in com sorriso e caloroso aperto de mão. Antes de prosseguirem para a Casa da Paz, no lado sul coreano, o ditador coreano convidou o presidente do sul a pisar no lado norte.

O local é onde foi assinado o armistício de fim da Guerra da Coreia, em 1953. Os dois lados assinaram um cessar-fogo, mas não um tratado de paz.

Antes de começarem a cúpula, Kim disse que desejava manter francas discussões para as questões atuais e chegar a um bom resultado. “Queremos um novo começo”, comentou o líder norte-coreano, segundo o inglês The Guardian. “Levou 11 anos para que esse momento histórico acontecesse”. Kim disse que se questionou porque demorou tanto tempo para ocorrer esse encontro. O ditador disse que pretende avançar nos acordos e “não voltar a estaca zero novamente”.

Do lado sul-coreano, Moon declarou que “espera que o mundo inteiro preste atenção à primavera que se espalha pela península coreana”, lembrando que há um fardo sobre os “nossos ombros”. Para o presidente, “as pessoas ao redor do mundo têm grandes esperanças”. Destacou também que a visita de Kim faz da linha de demarcação militar um símbolo da paz e não mais da divisão. “Eu agradeço muito pela sua coragem. Nosso diálogo e conversas hoje serão muito francos. Finalmente teremos o diálogo que não pudemos ter na última década”, disse o presidente, segundo o The Guardian.

Os dois líderes devem plantar uma árvore para celebrar o encontro.

 

Imagem destacada: Reprodução internet.

 

Fonte: IG

 

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.