Esportes Paraíba

FPF divulga tabela do Paraibano 2016

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou no inicio da noite desta terça-feira (1), a tabela do Campeonato Paraibano 2016. O torneio começa no dia 30 de janeiro e terá um formato, no mínimo, inusitado. As finais acontecem nos dias 1º e 8 de maio.

A primeira fase reserva os dez clubes divididos em dois grupos de cinco, com enfrentamentos em jogos de ida e volta. Detalhe: os times do grupo “A” (Auto Esporte, Santa Cruz, Campinense, Sousa e Paraíba) duelam somente com as equipes do grupo “B” (Botafogo, Treze, Atlético, Esporte e CSP). A classificação, porém, é definida dentro de cada um dos grupos, avançando para fase seguinte os três primeiros colocados de cada grupo – o primeiro enfrenta o terceiro lugar do outro grupo. E os segundos colocados se enfrentam. Os três classificados estarão nas semifinais.

O quarto semifinalista sai de mais um detalhe pitoresco: dentre os três “eliminados”, o melhor de índice técnico ressuscita e volta a competição.

Quanto ao rebaixamento, os dois últimos de cada grupo formam um quadrangular da morte para definir as duas equipes que vão cair de divisão.

O primeiro clássico está marcado para o dia 11 de fevereiro (quinta-feira), quando Campinense e Botafogo se enfrentam no Estádio O Amigão, em Campina Grande, três dias antes de suas estreias na Copa do Nordeste. Já o primeiro encontro dos “Maiorais” entre Treze e Campinense acontece no dia 21 de fevereiro (domingo).

Com exceção do Botafogo, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, a conquista do estadual do próximo ano vale a sobrevivência no segundo semestre com uma vaga na Série D. O campeão também garante vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil da temporada seguinte, a exemplo do vice campeão.

Veja os jogos da 1ª rodada:

Auto Esporte x Atlético – sábado (30/01) – 16h
Paraíba x Botafogo – sábado (30/01) – 16h
Campinense x CSP – sábado (30/01) – 16h
Santa Cruz x Treze – sábado (30/01) – 16h
Esporte x Sousa – sábado (30/01) – 17h

 

Foto: Reprodução / Internet

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo número do WhatsApp (83) 9.98846.4407.

Brenow Muniz
Brenow Muniz
Paraibano da cidade de João Pessoa, estudante de Radialismo pela UFPB. Começou no Portal Livre, onde se tornou chefe de redação e reportagem. Passou pela TV UFPB, onde exerceu as funções de roteirista de programação e editor de imagens, e na Rádio Sanhauá, onde atuou como produtor e repórter. Atualmente é repórter político no Jornal A Página.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.