Grande público marca desfiles em João Pessoa e Campina Grande

Grande público marca desfiles em João Pessoa e Campina Grande

Em João Pessoa. evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Duarte da Silveira, no bairro de Torre, mobilizou instituições públicas e privadas.

Cerca de 14 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (7) para assistir ao desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil em João Pessoa. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Duarte da Silveira, no bairro de Torre, mobilizou instituições públicas e privadas.

Ao som de bandas marciais e palavras de ordem, as tropas das Forças Armadas foram as primeiras a passar pela avenida.  Fardados e portando armamentos de longo alcance e alto poder de destruição, os militares levaram para a Duarte da Silveira tanques blindados, equipamentos de segurança e outros veículos menores usados em ações de combate. As equipes de soldados e oficiais jovens desfilaram junto com grupos de ex-combatentes das Forças Armadas, o que despertou aplausos do público.

Após o desfile das tropas federais, entraram na avenida as outras forças de segurança pública, que levaram para a rua diversos animais, veículos, armamentos e maquinários para apresentar modalidades de equipes e de serviços oferecidos corporação.  Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil da Paraíba e Guarda Municipal de João Pessoa  chamaram a atenção das pessoas no local e ainda mostraram seus projetos sociais.

Os bombeiros desfilaram com uma fita preta nos uniformes, simbolizando luto pela morte do sargento Josélio de Souza, assassinado no último dia 30. A Polícia Civil foi representada por equipes de várias delegacias especializadas e pelo Grupo de Operações Especiais (GOE).

O desfile ainda teve a participação de alunos e funcionários de instituições públicas e privadas que funcionam em João Pessoa.  Para o comandante do 1º Grupamento de Engenharia de João Pessoa, general Marcelo Guidon, o  7 de setembro é mais que uma data especial, mas um momento de celebração cívica.  “Esta é a maior festa cívica do país. Estamos há quase 200 anos na comemoração pela independência brasileira. Esta é a razão pela qual a sociedade pessoense se fez presente aqui neste evento. Este sentimento de patriotismo é muito forte no povo brasileiro“, afirmou.

O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, representou o governador Ricardo Coutinho no evento. Ele chegou ao local do desfile num tanque blindado do Exército Brasileiro. Após a abertura do desfile, o secretário observou que comemorar o dia 7 de setembro é uma obrigação de cada brasileiro, em virtude da importância dessa data.

 “Essa data tem um simbolismo muito grande para todos nós. Representa nossa luta, a força de um povo batalhador. É uma a comemoração que vai além de uma simples  satisfação, é uma data que não é apenas comemorativa, mas que representa até os rumos de nossa nação“, afirmou.

Campina Grande

Em Campina Grande, a programação começou às 8h, na Praça da Bandeira, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Houve, também, a tradicional revista às tropas, vindo logo em seguida o desfile cívico-militar, na Avenida Floria Peixoto. O prefeito da cidade, Romero Rodrigues (PSDB), esteve no local.

No início da programação cívica, Romero procedeu ao hasteamento da bandeira municipal. Já as bandeiras do Brasil e da Paraíba foram hasteadas, respectivamente, pelo comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, coronel Márcio Rogério Brito Borges, e pelo comandante do Policiamento Regional (CPR1), coronel Paulo Almeida Martins. A filarmônica municipal Epitácio Pessoa executou os hinos do Brasil, da Independência e de Campina Grande, sob a regência do maestro José Adeilson da Silva.

Quase 60 entidades civis, militares e religiosas participaram da programação. Ponto alto das atividades da Semana da Pátria, o desfile ocupou a extensão da Avenida Floriano Peixoto, no centro, no trecho entre o viaduto Elpídio de Almeida e o Teatro Municipal Severino Cabral, com o palco para as autoridades instalado na Praça da Bandeira.

Além de enaltecer a cidadania e homenagear a Pátria, o desfile abordou o tema “Campina: patrimônio histórico e diversidade cultural”, ressaltando o sentimento de identidade e pertencimento da população com a cidade, sua história e suas tradições.  Sobre o tema geral do desfile de 2018, Romero Rodrigues disse que Campina Grande tem-se destacado pelo seu patrimônio histórico e cultural.

 

Imagem destacada: Divulgação / Wagner Varela

Fonte: Portal Correio

Gilson Alves

Radialista DRT: 1.743 - PB e Jornalista DRT: 3.183 - PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Deixe seu comentário