Esportes Mundo

Libertadores 2016: 27 times já garantiram classificação; confira a lista

O Palmeiras conquistou a Copa do Brasil e se tornou a 27ª equipe garantida na Libertadores de 2016 – como nos últimos quatro anos, a competição terá 38 clubes. Dentre os que estão lá, 10 já levantaram a taça. O Verdão é o quarto brasileiro com classificação assegurada. Além dele, Corinthians, campeão do Brasileirão 2015, e Atlético-MG e Grêmio, que disputam quem fica com a segunda colocação, estão confirmados. Todos para a segunda fase da competição, a de grupos. São Paulo (4º colocado) e Internacional (5º) disputam a última vaga, que dará lugar em um confronto da fase prévia do principal torneio sul-americano. O sorteio dos grupos e dos confrontos da primeira fase será no dia 22 de dezembro, em Assunção, no Paraguai.

River Plate, os dois primeiros colocados de seu campeonato nacional, Boca Juniors e San Lorenzo, o Rosario Central, vice-campeão da Copa Argentina – torneio vencido pelo Boca –, e o Huracán, melhor argentino na Copa Sul-Americana. Desses, somente o último irá para a fase prévia. O último representante do país será conhecido em um torneio seletivo, que já está em sua decisão. Os rivais de Avellaneda Racing e Independiente estão na final, e La Academia venceu o primeiro jogo por 2 a 0.

O Uruguai já conhece seus três representantes: os gigantes Nacional e Peñarol, campeão e vice no Campeonato Uruguaio de 2014/2015, respectivamente, e o River Plate-URU, terceiro colocado na tabela anual do torneio nacional. O futebol paraguaio já tem dois representantes assegurados: o campeão do Apertura, Cerro Porteño, e o Guaraní, semifinalista da Libertadores em 2015, por ter a maior pontuação no ano. O Olimpia está perto do título no Clausura e deve ficar com a terceira vaga.  

Os bolivianos também já preencheram suas três vagas. A dupla The Strongest e Bolívar, frequente na competição continental, estará novamente no torneio. O Bolívar é campeão do Apertura e do Clausura, e seu rival foi o segundo melhor pontuador na temporada. O Oriente Petrolero será o terceiro representante do país. Na Venezuela, o campeão Deportivo Táchira e o vice Trujillanos estão garantidos na fase de grupos. O Caracas, terceiro melhor, irá para a fase prévia.  

Campeão do Clausura no Chile, o Cobresal está garantido nos grupos. O Universidad de Chile ganhou a Copa em seu país e está na fase prévia. A terceira vaga do país está entre Colo Colo e Universidad Católica, que disputam ponto a ponto o Apertura. Colômbia e Equador conhecem apenas um representante cada. Ambos têm direito a três lugares. O Deportivo Cali é o atual campeão do Apertura colombiano e está assegurado na segunda fase. A LDU venceu a primeira etapa do Campeonato Equatoriano e também já assegurou um lugar na fase de grupos. 

No México, Pumas e Toluca estão classificados. Os dois são os melhores colocados no Apertura e que não disputarão a Liga dos Campeões da Concacaf. O terceiro representante mexicano é o Puebla, vencedor da Supercopa no país. A equipe entrará na fase prévia. O Peru é o único país sem representantes definidos. Os três melhores colocados do Campeonato Peruano vão para a Libertadores. O campeonato nacional está nas semifinais com os seguintes confrontos: Melgar x Real Garcilaso e Sporting Cristal x Universidad César Vallejo. Os finalistas vão para a fase de grupos, e o vencedor do duelo entre os perdedores das semis vai para a fase prévia.

Para a próxima edição, a Conmebol fará um ranking que servirá de base para definir os cabeças de chave dos grupos. Os últimos 10 campeões do torneio terão peso extra na nova lista. A entidade também planeja aumentar o valor das premiações para a competição.

 

Informações com Globo Esporte

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo número do WhatsApp (83) 9.98846.4407.

Brenow Muniz
Brenow Muniz
Paraibano da cidade de João Pessoa, estudante de Radialismo pela UFPB. Começou no Portal Livre, onde se tornou chefe de redação e reportagem. Passou pela TV UFPB, onde exerceu as funções de roteirista de programação e editor de imagens, e na Rádio Sanhauá, onde atuou como produtor e repórter. Atualmente é repórter político no Jornal A Página.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.