Mundo Notícias

Nasa lança satélite Icon para estudar fronteira com o espaço

A agência espacial norte-americana( Nasa) lançou um satélite na noite dessa quinta-feira (10) para explorar a misteriosa região dinâmica onde o ar encontra o espaço, a ionosfera.

O satélite, chamado de Icon – Ionospheric Connection Explorer – foi lançado, após um atraso de dois anos, por um avião que sobrevoava o Atlântico na costa da Flórida.

O Icon vai estudar o brilho aéreo formado a partir de gases na ionosfera e também medirá o ambiente carregado em torno do satélite, a 580 quilômetros de altura.

Há muita atividade que necessita ser estudada na ionosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre, “a fronteira com o espaço”, disse o diretor da Divisão de Heliofísica da Nasaa, Nicola Fox.

O Icon “é um laboratório de física notável”, afirmou o cientista Thomas Immel, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que supervisiona a missão.

Um satélite da Nasa lançado no ano passado, o Gold, também estuda a atmosfera superior, mas a partir de um patamar mais elevado.

Estão previstas mais missões nos próximos anos para estudar a ionosfera, inclusive pela Estação Espacial Internacional.

 

Fonte: AGÊNCIA BRASIL. /*Agência pública de televisão de Portugal

 

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo número do WhatsApp (83) 9.98846.4407.

Gilson Alves
Gilson Alves
Radialista DRT: 1.743 - PB e Jornalista DRT: 3.183 - PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.