Entretenimento Paraíba

Orquestra Sinfônica da Paraíba encerra temporada 2015 com concerto natalino nesta quinta-feira

A Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza, nesta quinta-feira (3), às 20h30, o 16º concerto oficial da temporada 2015. A apresentação, que tem como regente o maestro Luiz Carlos Durier (titular), encerra a Temporada 2015 ressaltando o espírito natalino. O programa tem música de ballet que dá vida a um ‘Quebra-Nozes’. Traz ainda a música de grandes produções cinematográficas, para a contemplação dos amantes da sétima arte e a emocionante música do Natal. O concerto vai ser apresentado na Sala José Siqueira e a entrada custa R$ 2 (preço único).

“Festas Natalinas do Nordeste” é uma significativa e bela suíte de José Siqueira, inspirada em textos musicais e poéticos de danças dramáticas do folclore nordestino, como o Bumba meu Boi e o Pastoril, muito apreciados e apresentados na época do Natal. A Abertura resume todo o enredo da obra.

Tchaikovsky transformou um conto de Hoffman em um ballet celebrado no mundo inteiro, tornando O Quebra-Nozes um símbolo natalino. Na “Suíte de Ballet, Op. 71ª, Tchaikovsky” compõe uma música delicada. O ponto alto traz grandes emoções no Pas de Deux e com a Valsa das Flores.

“A Marcha dos Brinquedos” da opereta “Babes in Toyland” de Victor Herbert é um clássico da música infantil. Divertida e animada ficou popularizada pelas produções musicais na época do natal. Ideal para todas as idades.

A música do cinema também vai estar em evidência em dois arranjos de Ted Parson. No “Rei Leão” a inspiração vem do Afro Pop e do Reggae. Já no “Superman” os motivos são da ação, da força e da luminosidade.

O conceito de diversão e humor será conferido com “The Entertainer”, de Scott Joplim. O ragtime é um gênero musical autêntico norte-americano, originário das comunidades afro-americanas de grande popularidade entre 1897 e 1919. “Estranho e intoxicante” como chamou Joplim tem relação com o aspecto sincopado e principalmente com a alegria.

O espirito natalino encerra o concerto com títulos populares do Natal, como: “Natal Branco”, “Oh! Tannenbaun”, “Glória in Excelsis Deo”, “Bate o Sino”, “Adeste Fidelis”, “Noite Feliz”. “Este singelo e emocionante arranjo de Dierson Torres intitulado Cantos de Natal vem celebrar com alegria um grande momento da humanidade”, disse Durier. Sobre a temporada 2015, ele acrescenta: “Por aqui passaram grandes artistas, que conjuntamente com os nossos somaram em lindos e inesquecíveis concertos. O futuro nos aguarda com grandes produções para alegrar os corações e as almas da população, com diversão de alta qualidade artística”.

 

Informações com Secom-PB

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo número do WhatsApp (83) 9.98846.4407.

Brenow Muniz
Brenow Muniz
Paraibano da cidade de João Pessoa, estudante de Radialismo pela UFPB. Começou no Portal Livre, onde se tornou chefe de redação e reportagem. Passou pela TV UFPB, onde exerceu as funções de roteirista de programação e editor de imagens, e na Rádio Sanhauá, onde atuou como produtor e repórter. Atualmente é repórter político no Jornal A Página.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.