PB concentra 56% das localidades que ainda têm o macaco-prego e o guariba

A Paraíba concentra 56% das localidades com registro de primatas das espécies macaco-prego galego e guariba de mãos ruivas do Nordeste. As duas espécies estão em extinção e, além da Paraíba, há registros nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

As informações são do último levantamento feito pelo Centro de Endemismo Pernambuco e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na Paraíba tanto o macaco- prego galego quanto o guariba de mãos ruivas habitam fragmentos da Mata Atlântica situados na região litorânea do Estado, sendo a presença da primeira espécie a mais predominante conforme apontam as pesquisas do ICMBio.

“Eu arriscaria dizer que a sobrevivência dessas duas espécies passa pela Paraíba. Não são muitas localidades que têm essas espécies. O macaco-prego galego tem em torno de dois mil indivíduos no Nordeste todo. O guariba de mãos ruivas tem menos e uma particularidade deles é que a maior parte está no Pará e em parte do Maranhão e na Amazônia”, explicou o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio, Leandro Jerusalinsky.

Na ‘escala da extinção’, o pesquisador lembrou ainda que o guariba de mãos ruivas é considerado vulnerável. Já o macaco-prego galego está em perigo de extinção. E o que contribuiu para que esses primatas chegassem ao risco de desaparecerem foi o desmatamento, o que promoveu, de certa forma, o isolamento dos poucos indivíduos em fragmentos de floresta.

 

Imagem destacada: Reprodução internet.

 

Fonte: PB AGORA.

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.

Gilson Alves

Gilson Alves

Radialista DRT: 1.743 - PB e Jornalista DRT: 3.183 - PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Comentários

Loading Facebook Comments ...