qua. nov 14th, 2018

PB concentra 56% das localidades que ainda têm o macaco-prego e o guariba

A Paraíba concentra 56% das localidades com registro de primatas das espécies macaco-prego galego e guariba de mãos ruivas do Nordeste. As duas espécies estão em extinção e, além da Paraíba, há registros nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

As informações são do último levantamento feito pelo Centro de Endemismo Pernambuco e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na Paraíba tanto o macaco- prego galego quanto o guariba de mãos ruivas habitam fragmentos da Mata Atlântica situados na região litorânea do Estado, sendo a presença da primeira espécie a mais predominante conforme apontam as pesquisas do ICMBio.

“Eu arriscaria dizer que a sobrevivência dessas duas espécies passa pela Paraíba. Não são muitas localidades que têm essas espécies. O macaco-prego galego tem em torno de dois mil indivíduos no Nordeste todo. O guariba de mãos ruivas tem menos e uma particularidade deles é que a maior parte está no Pará e em parte do Maranhão e na Amazônia”, explicou o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros do ICMBio, Leandro Jerusalinsky.

Na ‘escala da extinção’, o pesquisador lembrou ainda que o guariba de mãos ruivas é considerado vulnerável. Já o macaco-prego galego está em perigo de extinção. E o que contribuiu para que esses primatas chegassem ao risco de desaparecerem foi o desmatamento, o que promoveu, de certa forma, o isolamento dos poucos indivíduos em fragmentos de floresta.

 

Imagem destacada: Reprodução internet.

 

Fonte: PB AGORA.

Comentários

Loading Facebook Comments ...

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Leia mais notícias em www.jornalapagina.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e em breve veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode comunicar erro ou enviar informações à Redação do Jornal A Página pelo WhatsApp (83) 9.9166.6272.