Personagem emblemático da política ‘Dirceu’ lança livro amanhã na PB

Personagem emblemático da política ‘Dirceu’ lança livro amanhã na PB

 Personagem emblemático da política brasileira desde os chamados ‘Anos de Chumbo’, à década de 1960, José Dirceu  autografa amanhã à noite, no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, o livro “Zé Dirceu – Memórias Volume I”, em que conta sua trajetória da militância estudantil ao exílio – em setembro de 1969, foi para o México com outros 14 militantes, após grupos de esquerda sequestrarem o embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, forçando o governo brasileiro a libertar esses presos políticos em troca da liberdade do diplomata.

Depois, o futuro presidente do PT, partido que ajudou a fundar, foi para Havana onde fez treinamento de guerrilheiro, usando o codinome ‘Daniel’. Isso ainda em 1969. Em 1975, retornou ao Brasil e viveu clandestinamente no interior do Paraná até 1979, ano em que fez cirurgia plástica no nariz para não ser reconhecido pelos militares.

Meses depois, com a Lei da Anistia, desembarcou em São Paulo e iniciou nova militância política, tendo sido deputado estadual e federal pelo PT. Ministro da Casa Civil do Governo Lula, caiu após o escândalo do Mensalão. Julgado e condenado a 30 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no âmbito da Lava Jato, foi preso, mas conseguiu uma liminar em junho deste ano, e ficará em liberdade até o julgamento de recursos. Um livro que pode servir de contraponto à sua versão dos fatos é o controverso ‘Dirceu – A Biografia’ (2013), de autoria de Otávio Cabral.

 

Imagem destacada: Reprodução internet.

 

Fonte: PB AGORA.

Gilson Alves

Radialista DRT: 1.743 - PB e Jornalista DRT: 3.183 - PB. Diretor Geral do Jornal A Página.

Deixe seu comentário